domingo, 15 de janeiro de 2012

*** Escapulário ***

                              

O Escapulário é um sinal externo de devoção mariana,

que consiste na consagração à Santíssima Virgem Maria.

Ao receber este distintivo nos unimos em espírito aos próprios

religiosos e nos fazemos participantes de seus bens espirituais.

                              

Ele é composto por duas bandas de tecido marrom, unidas por um

cordão; em um dos pedaços de tecido está a estampa de

Nossa Senhora do Carmo, e no outro pedaço a estampa  do

Sagrado Coração de Jesus, ou o emblema da Ordem do Carmo.

                                       

A palavra Escapulário deriva de "scapulas" que significa ombros;

este objeto de Devoção é colocado sobre os ombros.
                                

O Escapulário é um Sacramental que deve ser benzido e imposto

por um Sacerdote, atuando não como amuleto mas como apelo

permanente a uma vida santa revestida das virtudes de Nossa Senhora.

                                                          
O Escapulário não dispensa o sacramental, nem a prática das virtudes.

Somente o primeiro Escapulário precisa ser colocado por um sacerdote,

e valem para todos os outros Escapulários que substituírem o primeiro;

uma vez tendo recebido,  devemos usá-lo continuamente.

                               

Pede-se aos que o usam para rezarem ao menos tres Ave-Marias

em honra à Nossa Senhora do Carmo.

                                                                     
                                                               
A Ordem dos Carmelitas nasceu de um grupo de homens que se reuniram 

no Monte Carmelo dispostos a seguir Jesus Cristo; tempos depois

mudaram-se para a Europa, onde passavam por dificuldades muito aflitivas.

                               

Na madrugada do  dia 16 de julho de 1251, o Superior da Ordem Simão Stock

rezava em Cambridge, Inglaterra, e pediu à Nossa Senhora um sinal de Sua

Proteção. Recebeu, então de Nossa Senhora o Escapulário, com a promessa:

                                                            

" Recebe, filho diletíssimo, o Escapulário de Tua Ordem,sinal de minha

confraternidade, privilégio para ti e para todos os Carmelitas".

                              

" Todos os que morrerem revestidos deste Escapulário não padecerão

o fogo do inferno. É um sinal de salvação, refúgio nos perigos,

aliança de paz e pacto para sempre".

                                                         

Setenta anos mais tarde, a Virgem Maria apareceu ao Papa João XXII,

confirmando a promessa e acrescenta outra, chamada de

 "privilégio sabatino" em que, mediante condições,

a alma do confrade Carmelita será livre do purgatório

se lá estiver, no sábado a seguir a sua morte.

                                
Na última aparição de Lourdes e de Fátima, Nossa Senhora traz o Escapulário.

Já se passaram mais de 760 anos do dia da aparição a São Simão Stock,

e todos que trouxeram o Escapulário, com verdadeira piedade, com sincero

desejo de piedade cristã, com sinais de conversão, sempre foram protegidos

                               
na alma e no corpo contra tantos perigos que ameaçam a vida espiritual e

corporal. O Rosário e o Escapulário são dois sacramentais marianos mais

privilegiados, universais, mais antigos e valiosos e estão ao alcance de todos.


Comemora-se no dia 16 de julho o Dia de Nossa Senhora do Carmo.

                                                           
                                                                                   
CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO
Ó gloriosa Rainha dos céus,
Virgem sem mácula,
excelsa Mãe de Deus, Maria Santíssima!
Vós sois minha Mãe e minha Senhora.
Suplico que me aceiteis por vosso filho(a) e servo(a),
porque já não quero ter outra Mãe e outra Senhora,
a não ser a vós.
Faço o firme propósito de nunca me apartar de Vós.
Revestido do santo escapulário,
humildemente vos peço:
Fazei que ele seja para mim
um sinal de salvação,
um manto protetor nos perigos,
um penhor de aliança entre mim e vós.
Ajudai-me para que em toda a minha vida,
seja vosso fiel servo e de vosso divino Filho.
Ajudai-me sempre, mas principalmente
na minha última hora, na morte.
Realizai em mim a vossa promessa:
Que todo aquele que morrer com o santo Escapulário,
não sofrerá o fogo eterno.
Ó clemente,
ó piedosa,
ó doce sempre Virgem Maria!
Amém!
Rezar a Salva Rainha ou três Ave-Marias.
-Recomenda-se rezar muitas vezes o ato de consagração, principalmente nos sábados.





CARTA MAGNA DO ESCAPULÁRIO
Meus queridíssimos irmãos: Louvado seja Deus, que não abandona aos que Nele esperam e que não despreza as preces de seus servos.
Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que tendo compaixão das grandes tribulações que por muito tem submergido nossas almas em grande amargura, nos tem trazido um privilégio celestial, que vós recebereis com grande consolação, tendo presente que todos os que querem viver piedosamente em JesusCristo, padecerão perseguições.
O Espírito Santo ilumine a minha mente e mova os meus lábios, para que eu possa manifestar-vos dignamente a palavra que me foi confiada. Derramando eu a minha alma na presença de Deus, apesar de saber que era só pó e cinza e suplicando com toda a confiança a Nossa Senhora que, assim como tinha querido que fôssemos chamados seus irmãos, mostrasse também agora que era nossa Mãe, livrando das perseguições que nos ameaçam, e dando-nos alguma prova evidente de sua maternal proteção, com que pudessem ser confundidos nossos inimigos, e como para abrigar mais seu amoroso coração, eu lhe dissesse com suspiros:
<><><><><><> </>
Flor do Carmelo, vide florida, resplendor do céu, Virgem fecunda e
singular. Mãe aprazível sem conhecer varão, a vossos carmelitas dai privilégios, Estrela do mar; se me apareceu a Virgem Maria em companhia de grande número de anjos, trazendo em suas mãos O SANTO ESCAPULÁRIO,
e olhando para mim com rosto afável, disse-me:
Meu filho muito amado, recebe este ESCAPULÁRIO como sinal de aliança que estabeleço entre mim e os carmelitas. Ele será salvação nos perigos e todo o que morrer com ele não se condenará.
E como a gloriosa presença da celestial Senhora me alegrasse de uma maneira sobre-humana, o que me seria impossível de manifestar, e como eu notasse que as forças de meu corpo iam desfalecendo pela imensidade de tão grande gozo, antes de me deixar acrescentou:
<><><><><> <><></>
Que mandasse uma delegação ao Papa Inocêncio, vigário de seu Filho bendito na terra, que certamente atenderia nosso pedido e os livraria de todo mal.
Meus queridos irmãos: conservai nos vossos corações a lembrança deste favor celestial e esforçai-vos para assegurar a vossa predestinação, praticando as obras boas e fugindo de todo o pecado.
Agradecei também a Deus este singular benefício e orai constantemente para que se cumpra a Palavra divina, que nos tem sido enviada para a glória da Santíssima Trindade, do Pai, do Filho e do Espírito Santo, e da Virgem Maria para sempre bendita.
Cambridge, 16 de julho de 1251
FR SIMÃO STOCK FR PEDRO SWANYNGTON
Geral Secretário
NOTA: São Simão Stock nasceu na Inglaterra, no condato de Kent, em 1165. Faleceu a 16 de Maio de 1265, tendo passado toda a sua vida no serviço da Santíssima Virgem Maria.



Se voce gostou deste post, veja também:

*  Nossa Senhora de Guadalupe

*   Guadalupe e a Ciência

*   Santo Antonio de Pádua

*   Menino Jesus de Praga

*   Santa Rita de Cássia      entre outros.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário